Exposição do Sebrae/SC apresenta os ícones da cidade de São José, na Grande Florianópolis

Mostra gratuita fica aberta ao público até o dia 31 de julho, no hall central da prefeitura da cidade

Durante 10 meses, o Sebrae/SC realizou um estudo das referências iconográficas da cidade de São José, na Grande Florianópolis. Por meio de imagens e histórias, foram selecionados os ícones mais representativos da cultura Josefense. O resultado está sendo apresentado na exposição “Um Olhar Iconográfico de São José”, realizada pelo Sebrae/SC em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José. A mostra é gratuita e fica aberta ao público até o dia 31 de julho, no hall centra da prefeitura.

De acordo com a Coordenadora de Projetos de Artesanato do Sebrae/SC, Simone Peluso, a iniciativa visa valorizar a cultura e a história do município. “Evidenciar estes ícones é munir os empresários com referências de identidade cultural que possam agregar mais valor ao seu produto, fortalecendo o turismo local e, consequentemente, o desenvolvimento socioeconômico da região”, comenta Simone.

Para o Superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Caê Martins, a iconografia de São José tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do artesanato e das artes aplicadas na cidade de São José. “Atualmente há uma grande valorização daqueles que descrevem a história de um lugar ou o modo de vida de um povo. Nesse sentido, a iconografia é uma peça importante nesse contexto, pois serve como um banco de referências da identidade de determinada localidade para a aplicação em produtos, serviços e marcas”, afirma.

A seleção das representações de São José foi feita a partir de três temas relacionados ao cotidiano da cidade: habitar, produzir e conviver, sendo que estes representam os ícones mais expressivos de cada uma das atividades. São elas:

Produzir: Pesca. Ícones: Barco de Pesca e Gaivota Maria-Velha; Jereré; Siri; Gaivota Maria-Velha; Proa do Barco Pesqueiro.

Produzir: Olaria. Ícones: Peça figurativa: Maricota; Peça utilitária: Panela; Recortes Maricota e Panela; Ornamento Maricota.

Habitar: Igreja Matriz. Ícones: Igreja Matriz; Topo da Igreja Matriz; Cruz da Igreja Matriz; Galo da Igreja Matriz; Porta da Igreja Matriz; Topo Lateral da Igreja Matriz.

Habitar: Centro Histórico. Ícones: Casario Gaspar Neves; Janelas Açorianas; Ornamentos Açorianos.

Conviver: Festa do Divino. Ícones: Mastro do Divino; Cruz do Mastro do Divino; Pomba do Divino; Ornamentos do Mastro do Divino.

 

0 64