Empresas investem em programas de fidelização para atrair e reter clientes
- 19 set 2013
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Até bem pouco tempo atrás, os programas de fidelidade por pontuação eram, em sua maioria, feitos por bancos e operadoras de cartões de crédito – e ambos estavam atrelados aos programas de milhagem das companhias aéreas. Com o aumento da oferta de serviços e a diversidade de estratégias de marketing, as empresas perceberam a necessidade de conquistar e reter os clientes e começaram a oferecer produtos e serviços como uma importante ferramenta de fidelização. Os cartões de fidelidade passaram então a fazer parte do cotidiano dos consumidores, oferecidos em pequenas lojas e salões de beleza, até em redes de lojas nacionais.
No Brasil, esse modelo foi fortemente difundido em 2009, quando a Dotz trouxe para o varejo brasileiro o conceito de programa de fidelidade por coalização, ou seja, um programa de fidelidade que reúne vários estabelecimentos, como postos de combustível, supermercados, farmácias, lojas de vestuário, entre outros, em que o consumidor junta uma mesma moeda.
“O programa da Dotz atende todas as classes, já que o consumidor faz as compras do dia a dia e ainda ganha dotz. Ele conta com uma rede de parceiros variada. Cada compra no supermercado, posto de combustível, farmácia e todos os outros parceiros, rende dotz. Pagamento de compras com o cartão Ourocard, do Banco do Brasil, garante ainda mais dotz. As trocas podem ser feitas por passagens aéreas, produtos eletrônicos, recarga de celular, milk shakes e ingressos de cinema, por exemplo”, explica o presidente da Dotz, Roberto Chade.
O Programa Dotz já tem mais de nove milhões de clientes em oito estados brasileiros. O crescimento se deve, principalmente, ao mix de parceiros nacionais: Banco do Brasil, Compra Fácil, Bob’s, Farmácias Pague Menos, e aos regionais. Em Santa Catarina e Paraná, estão a rede Angeloni (supermercados, postos e farmácias), lojas UATT?, Zutty Calçados, rede Prata Fina, entre outros.
Fábrica de Comunicação
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