Catarinenses vencem prêmio nacional de artesanato

Santa catarina teve o segundo maior número de inscritos

Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato teve mais de 1,8 mil inscritos

As unidades produtivas catarinenses Artesanato Tranças da Terra – Tereza Bittencourt, de Joaçaba; Casa Catarina – Claudia Bartczak, de Florianópolis; Toca Tapetes, de Araranguá, e Mulheres do Frei, de Palhoça, venceram a terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O prêmio reconhece, além do valor artístico e cultural, a importância do artesanato para o desenvolvimento econômico do Brasil e registrou 1.826 inscritos, quantidade 79% superior ao total de participantes da última edição do prêmio, em 2009. O Sebrae de Santa Catarina se destacou como o segundo com o maior número de inscrições (208), ficando atrás somente de Minas Gerais.

A seleção analisou elementos da produção e comercialização dos produtos, utilizando critérios como o de inovação, adequação econômica e ambiental, qualidade e embalagem. “O prêmio reconhece empresas organizadas do ponto de vista de desenvolvimento de produto e de gestão. Ao todo, 11 critérios são analisados”, explica Juliana Ghizzo, gestora do projeto de artesanato do Sebrae/SC.

As cem unidades vencedoras tem o direito de uso do selo “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato” durante três anos e direito de divulgação de três produtos nos sites do Sebrae Nacional e da sua região, no CD promocional e no catálogo. Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória, Ri de Janeiro, o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local. Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

0 122
Fábrica de Comunicação