NetMarinha já anuncia Sul Trade Summit 2013

Em dois dias, feira reuniu 8 mil pessoas em Itajaí. Visitantes e expositores tiveram a oportunidade de participar dos debates sobre logística e comércio exterior

 

 

Portos, terminais, armazéns, operadores logísticos, trade companys, transportadores de carga (rodoviário, aéreo e marítimo), fornecedores de equipamentos e serviços na área de segurança e despachantes aduaneiros tiveram a oportunidade de fortalecer a marca no mercado e ampliar o relacionamento com clientes, além de fechar negócios durante a edição 2012 da Sul Trade Summit. A segunda maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior terminou na última sexta-feira (21). Entidades de classe representativas do setor e sindicatos também estiveram presentes.

Durante dois dias, cerca de 8 mil pessoas passaram pelo Centreventos de Itajaí (SC). “Um dos diferenciais da feira é qualificação dos visitantes. São profissionais vindos principalmente de Santa Catarina e de São Paulo focados em negócios, em ampliar contatos e fortalecer parcerias. A edição 2013 já está agendada. Acontece de11 a13 de setembro”, adianta o diretor executivo da NetMarinha, Ricardo Demasi, responsável pelo organização do evento. A feira teve o patrocínio do Porto de Itajaí, do Porto de Itapoá, da APM Terminals e da Elog.

“Outro destaque foi a relevância dos temas discutidos em oito painéis durante o Fórum NetMarinha 2012, paralelo à feira. Logística industrial, cabotagem, lei dos motoristas profissionais, cargas frigorificadas, unificação do ICMS, segurança de portos e terminais, portos públicos e terminais privativos foram debatidos por executivos de grandes empresas, como BR Foods, Marfrig, Smiths Detection, Jamef, Estrada, entre outras, e por representantes de importantes entidades de classe, como Ubabef e Fetrancesc. Vamos ampliar ainda mais as discussões ano que vem”, complementa Demasi.

A Sul Trade Summit reuniu 75 expositores. “Foi uma excelente oportunidade para conversamos com várias empresas e clientes. É uma feira que já está consolidada no calendário da navegação”, comenta o gerente comercial da Santos Brasil, Paulo Pegas. Para o diretor da Ega Solutions Eduardo Assumpção “a feira é importante para ampliar contatos e fortalecer relacionamentos, tendo em vista que o público visitante é bastante qualificado”.

Para a responsável pelo marketing/comunicação do Porto de Rio Grande, Lorena Garibaldi, o movimento aumentou bastante este ano. “A padronização dos estandes teve um efeito positivo, muito adequado para uma feira de negócios. A Sul Trade Summit é o espaço ideal para estreitar relações e formar novas parcerias”.

O gerente comercial do Porto de Itapoá, Ricardo Trotti, confirmou a participação na sexta edição. “A feira foi ótima, muito boa para negócios. Está se vendendo bem. Voltaremos em 2013, pois queremos fortalecer nossa presença em Itajaí”, apontou Trotti. A DHL, que participa de todas as edições, também já confirmou presença ano que vem. “É importante estarmos presente em um evento como este para ampliar nossa presença no mercado. Os clientes prestigiam”, comentou a gerente regional de vendas, Fabiana Longo.

O novo formato e as palestras também foram elogiados pelo superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres.  “Fiquei positivamente surpreso com a organização e a estrutura da feira. Atendeu ao objetivo principal do evento, que é o de promover o relacionamento entre o setor. Os temas dos fóruns foram excelentes, com debatedores competentes e que fizeram esclarecimentos importantes para o mercado”.

Uma ampla pesquisa está sendo feita junto a todos os expositores para avaliar as inovações implementadas este ano, como o horário estendido, a duração do evento e os estandes sustentáveis e padronizados, mas que puderam ser personalizados. O objetivo é aprimorar a edição 2013.

“A distribuição dos estandes ficou ótima. Não tem como não passar por todos os expositores. O novo formato, com dois dias de evento está aprovado. A divulgação da feira também está de parabéns, a cada ano mais gente participa do evento”, elogia a coordenadora de marketing da Estrada, Viviane Garcia.

 

Turismo de eventos e negócios

O turismo de eventos e negócios tem se tornado um excelente gerador de recursos para a economia catarinense, sobretudo na região de Itajaí e Balneário Camboriú. Além da movimentação de fornecedores e prestadores de serviço diretamente ligados à organização e aos expositores, uma feira com o porte da Sul Trade Summit também contribui para o fortalecimento do turismo de negócios.

Segundo a Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entre 2011/2012, os eventos apoiados pela entidade geraram um impacto na economia de R$ 5 bilhões. Sóem Santa Catarinao crescimento do setor para este ano deve chegar a 18%. De acordo com a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux e da Embratur, o turista de negócios tem um gasto diário de R$240,00. O dinheiro é investido em compras, hospedagem, transporte e alimentação.

0 123
Fábrica de Comunicação