Alergias e restrições movimentam tendências dos supermercados

Maior feira supermercadista do mundo, APAS confirma a tendência da segmentação de consumo e preocupação com saúde

APAS 2015_bx

Nesta semana, os quase 700 expositores da Feira APAS 2015 mostraram a consolidação da fragmentação do mercado em nichos, principalmente direcionada às pessoas alérgicas. As novidades contemplam principalmente os setores alimentícios e de higiene e beleza. Enquanto a indústria alimentícia aposta em produtos para celíacos e intolerantes à lactose, a indústria de higiene e beleza investe na prevenção com produtos hipoalergênicos, evitando alergias em pessoas sensíveis a substâncias conservantes. Apresentado na feira, estudo inédito, realizado pela Nielsen em parceria com a  Associação Paulista de Supermercados (APAS), apontou ainda que 32% dos brasileiros afirmam que saúde e qualidade de vida são suas maiores preocupações.

Na edição deste ano, encerrada na quinta-feira (7), os visitantes e participantes puderam perceber o aumento da exposição de produtos específicos, sejam para intolerantes ou apenas para consumidores que preferem evitar algum tipo de alimento ou produto químico. Os lançamentos em alimentos entram nas gôndolas de supermercados para trazer opções aos celíacos e intolerantes, com mais variedade e também custo mais acessível. Produtos que antes eram cortados do consumo dessas pessoas passam a fazer parte do seu dia a dia. Os principais lançamentos estão nas variedades para cereais, misturas para bolos, cookies, pães, queijos e iogurtes.

No setor de higiene e beleza, a preocupação é com a prevenção. Entre os expositores, a Bellacotton apresentou um mix de 41 produtos, todos hipoalergênicos. “Pensar e se preocupar com o consumidor final sempre foram nossas premissas. Hoje em dia, não é mais suficiente apenas ter preço competitivo. É essencial que tenhamos diferenciais. Na nossa indústria, que é a maior da América Latina em produtos à base de algodão, primamos pelos cuidados. Todas as classes de consumidores conseguem ter acesso a produtos especiais, como os nossos hipoalergênicos”, ressalta o sócio diretor da Bellacotton, Etienne Gruhier.

0 148
Fábrica de Comunicação

Deixe uma resposta