Assessoria de comunicação ou assessoria de imprensa, qual a diferença?
- 01 jul 2021
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Você sabe quais as diferenças entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa?
Em comum, elas trabalham com a informação e zelam pela imagem de uma empresa. A diferença é o escopo de trabalho. Aqui na Fábrica de Comunicação temos uma equipe multidisciplinar que está pronta para traçar estratégias em ambas as frentes, de acordo com o perfil de cada cliente. A seguir, apresentamos as características de cada um desses serviços.
Assessoria de imprensa é relacionamento
A assessoria de imprensa é realizada por jornalistas que lidam diretamente com o processo das informações, mantendo contato direto com repórteres e veículos de imprensa como rádio, televisão, portais, etc.
O assessor de imprensa deve estar por dentro dos eventos e projetos do cliente para então elaborar releases que serão enviados para a imprensa. É a assessoria de imprensa quem transforma a matéria prima (informação) de uma empresa em notícia e que cuida do relacionamento com a mídia. A partir das informações fornecidas pelo cliente, a assessoria desenvolve a estratégia de divulgação, elencando quais jornalistas e veículos serão priorizados para cada cenário.
O release é o principal produto da assessoria de imprensa. É ele que faz a ponte entre o que a empresa quer divulgar, e o que pauta os veículos de imprensa. Este texto especializado deve converter as informações relevantes em formato de notícia, tornando o conteúdo atrativo para os veículos de imprensa.
O trabalho da assessoria de imprensa abrange outras frentes também, como a realização de coletivas de imprensa, produção de eventos, gerenciamento de crise, media training, preparação de porta-vozes e relacionamento com outras formas de mídia, como blogs e influenciadores digitais.
Assessoria de comunicação é multidisciplinar
Já a assessoria de comunicação tem um escopo mais amplo e pode ser formada por jornalistas, relações públicas, profissionais de marketing, publicidade e propaganda, e design. Em conjunto, eles cuidam da imagem de uma empresa como um todo, o seu posicionamento nas redes sociais, a comunicação com seu público interno, as campanhas publicitárias e tudo o que envolve a comunicação de uma organização.
Para realizar uma Comunicação Integrada, a assessoria de comunicação faz o mapeamento estratégico das mensagens que a empresa precisa comunicar aos seus diferentes stakeholders, incluindo clientes, funcionários, acionistas, agentes públicos, formadores de opinião, e é claro, imprensa. A partir deste mapeamento, são traçadas as campanhas e ações de comunicação que serão empreendidas para alcançar o objetivo da empresa.
A assessoria de imprensa é uma das ações realizadas dentro do contexto da Comunicação Integrada. Nesta atividade, além de ter como foco o relacionamento com a imprensa, o jornalista vai estabelecer um planejamento integrado aos outros canais de comunicação corporativa.
São produtos da comunicação integrada, entre outros:
- newsletter
- e-mail marketing
- revista corporativa
- informativo
- materiais gráficos: cartaz, faixa, banner, folder, cartilha
- anúncios
- plano de mídia
- spots para rádio
- relatório de gestão
- balanço social
- gestão de redes sociais
- conteúdo para blog
- automação de marketing
- gerenciamento de crise
Para uma Comunicação Integrada eficaz, é necessário um planejamento minucioso que começa com um diagnóstico e mapeamento de stakeholders. A partir de então, serão lançadas as estratégias conforme as necessidades e públicos apontados. O planejamento é o primeiro passo, mas ele não é estanque. A medida que a comunicação avança, a mensagem também passa por transformações, exigindo de seus profissionais flexibilidade e abertura para uma evolução constante.
Você está preparado para dar o próximo passo na comunicação de sua empresa? Conte com a gente!
Redação FC
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