Assessoria de comunicação ou assessoria de imprensa, qual a diferença?

Você sabe quais as diferenças entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa?

Em comum, elas trabalham com a informação e zelam pela imagem de uma empresa. A diferença é o escopo de trabalho. Aqui na Fábrica de Comunicação temos uma equipe multidisciplinar que está pronta para traçar estratégias em ambas as frentes, de acordo com o perfil de cada cliente. A seguir, apresentamos as características de cada um desses serviços.

Assessoria de imprensa é relacionamento

A assessoria de imprensa é realizada por jornalistas que lidam diretamente com o processo das informações, mantendo contato direto com repórteres e veículos de imprensa como rádio, televisão, portais, etc.

O assessor de imprensa deve estar por dentro dos eventos e projetos do cliente para então elaborar releases que serão enviados para a imprensa. É a assessoria de imprensa quem transforma a matéria prima (informação) de uma empresa em notícia e que cuida do relacionamento com a mídia. A partir das informações fornecidas pelo cliente, a assessoria desenvolve a estratégia de divulgação, elencando quais jornalistas e veículos serão priorizados para cada cenário.

O release é o principal produto da assessoria de imprensa. É ele que faz a ponte entre o que a empresa quer divulgar, e o que pauta os veículos de imprensa. Este texto especializado deve converter as informações relevantes em formato de notícia, tornando o conteúdo atrativo para os veículos de imprensa.

O trabalho da assessoria de imprensa abrange outras frentes também, como a realização de coletivas de imprensa, produção de eventos, gerenciamento de crise, media training, preparação de porta-vozes e relacionamento com outras formas de mídia, como blogs e influenciadores digitais.

Assessoria de comunicação é multidisciplinar

Já a assessoria de comunicação tem um escopo mais amplo e pode ser formada por jornalistas, relações públicas, profissionais de marketing, publicidade e propaganda, e design. Em conjunto, eles cuidam da imagem de uma empresa como um todo, o seu posicionamento nas redes sociais, a comunicação com seu público interno, as campanhas publicitárias e tudo o que envolve a comunicação de uma organização.

Para realizar uma Comunicação Integrada, a assessoria de comunicação faz o mapeamento estratégico das mensagens que a empresa precisa comunicar aos seus diferentes stakeholders, incluindo clientes, funcionários, acionistas, agentes públicos, formadores de opinião, e é claro, imprensa. A partir deste mapeamento, são traçadas as campanhas e ações de comunicação que serão empreendidas para alcançar o objetivo da empresa.

A assessoria de imprensa é uma das ações realizadas dentro do contexto da Comunicação Integrada. Nesta atividade, além de ter como foco o relacionamento com a imprensa, o jornalista vai estabelecer um planejamento integrado aos outros canais de comunicação corporativa.

São produtos da comunicação integrada, entre outros:

  • newsletter
  • e-mail marketing
  • revista corporativa
  • informativo
  • materiais gráficos: cartaz, faixa, banner, folder, cartilha
  • anúncios
  • plano de mídia
  • spots para rádio
  • relatório de gestão
  • balanço social
  • gestão de redes sociais
  • conteúdo para blog
  • automação de marketing
  • gerenciamento de crise

Para uma Comunicação Integrada eficaz, é necessário um planejamento minucioso que começa com um diagnóstico e mapeamento de stakeholders. A partir de então, serão lançadas as estratégias conforme as necessidades e públicos apontados. O planejamento é o primeiro passo, mas ele não é estanque. A medida que a comunicação avança, a mensagem também passa por transformações, exigindo de seus profissionais flexibilidade e abertura para uma evolução constante.

Você está preparado para dar o próximo passo na comunicação de sua empresa? Conte com a gente!

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Redação FC

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