Aumenta o consumo de aplicativos entre os usuários de smartphones

Os clientes da TIM já fizeram o download de 2 milhões aplicativos para dispositivos móveis (smartphones e tablets) somente nos últimos dois meses de 2013. Este mercado é um dos que mais cresce no segmento da tecnologia e até o final do ano pelo menos 80 bilhões de aplicativos serão baixados em todo o mundo, segundo recente pesquisa divulgada pela consultoria Juniper Research. A empresa estima que esse número dobre até 2017.
De acordo com os dados da TIM, a loja de aplicativos da operadora conta com 55 mil opções de aplicativos entre jogos, redes sociais, conteúdos de esporte, negócios e finanças, eBooks, entretenimento, saúde, viagens, multimídia e outros. De todo o portfólio, cerca de 95% são gratuitos. Dentre os apps de maior sucesso na operadora estão: GTA 4, Opera Mini web browser, Facebook, Futebol Brasil e Need for Speed Hot Pursuit.
“Os aplicativos da TIM App Shop tem cada vez mais a proposta de facilitar o dia a dia dos usuários, com informações diversificadas sobre trânsito, negócios, saúde e entretenimento. O aumento na venda de smartphones e tablets são os grande impulsionadores de download de apps”, afirma o Victor Midlej, Diretor da TIM Norte.
O publicitário Gean Leite, 23, é cliente da TIM há oito anos e afirma que o uso dos aplicativos já faz parte de sua rotina. “Eu uso esses aplicativos como uma ferramenta de trabalho, de interação entre meus contatos e para ajudar na minha qualidade de vida, já que baixo muitos relacionados à saúde e à prática de exercícios”.
Gean afirma que dá preferência aos aplicativos gratuitos. “São infinitas opções e eles atendem bem às minhas necessidades. A cada dia aparecem novos aplicativos que ajudam na minha rotina. Ainda não senti necessidade de pagar por um, mas o farei assim que precisar de alguma ferramenta mais específica”, completa.

Formação
Pensando no crescimento desse mercado, muitos profissionais estão investindo em uma formação específica para que tenham espaço no ramo. A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) já conta com um time de especialistas no segmento e possui know how para desenvolver os mais diferentes tipos de aplicativos.
De acordo com a gerente sênior da área de Gestão de Software da Fucapi, Rosane Teixeira, a fundação conta com a Fucapi Mobile, uma equipe diferenciada para o desenvolvimento e aplicação desse tipo de ferramenta. “São profissionais de extrema qualificação, capazes de desenvolver aplicativos para Android, iOS e Windows Mobile. Montamos uma equipe com os alguns dos melhores desenvolvedores e estamos prontos para colocar todo tipo de aplicativo no mercado”, assegurou.

0 110
Fábrica de Comunicação