Autopista Litoral Sul constrói heliponto no Hospital São José
- 09 ago 2013
- Comentários desativados em Autopista Litoral Sul constrói heliponto no Hospital São José
As obras no novo heliponto do Hospital São José, de Joinville (SC), deverão ser concluídas no próximo mês (setembro). A estrutura, construída pela Autopista Litoral Sul, permitirá pousos e decolagens mais seguros e será utilizado, também, para atender com mais agilidade as vítimas de acidentes nas rodovias da região.
Com investimento de R$ 1,163 milhão pago pela concessionária, as obras de construção do heliponto foram iniciadas em março deste ano. A estrutura metálica de 416 metros quadrados, que irá operar 24 horas, conta com plataforma de pouso e decolagem, protegida por uma grade de 1 metro de altura; pintura e sinalização indicando a área para pousos e decolagens; e dois elevadores de acesso a todos os pavimentos do hospital. Os elevadores têm capacidade para 20 pessoas e uma maca-leito.
O Hospital São José de Joinville é referência no atendimento de urgência e emergência na região, dando suporte às cidades de Guaratuba (PR), Garuva (SC), São Francisco do Sul (SC), Araquari (SC), Barra Velha (SC), Mafra (SC) e Rio Negrinho (SC) – o que representa cerca de 20% da prestação de serviços do Hospital. Só no ambulatório são atendidos, em média, 500 pacientes por dia. Esses números justificam a escolha do hospital para a instalação desse novo recurso, sob a ótica da responsabilidade social corporativa da Arteris.
“O atendimento às emergências, sem dúvida, será agilizado com a construção do novo heliponto”, disse Marcos Luiz Krelling, diretor presidente do Hospital São José. “É uma contribuição valiosíssima da Autopista”. Para o comandante da 2ª Companhia de Aviação de Joinville, major Nelson Henrique Coelho, o novo recurso representa mais chance de sobrevivência para quem precisa de atendimento de emergência. “Se deixamos um paciente com trauma dentro de um centro cirúrgico até os primeiros 20 minutos após a ocorrência, a possibilidade de sobrevivência é muito maior”, explica.
A Autopista Litoral Sul já registrou cerca de 120 atendimentos a vítimas que foram encaminhadas por helicóptero ao Hospital São José. “Sabemos que cada minuto pode valer uma vida e nossa atuação, como empresa socialmente responsável, não pode se restringir às rodovias que administramos. A construção do novo heliponto é uma forma de trabalhar por mais benefícios aos usuários e à região onde atuamos como um todo”, afirma o diretor superintendente da Autopista Litoral Sul, Paulo Mendes Castro.
Até a construção do heliponto, os pousos e decolagens eram feitos no estacionamento do hospital, ao lado de uma via pública, o que causava transtornos aos comerciantes da região. Agora, o trânsito e o comércio local não serão mais afetados pela operação do heliponto.
Fábrica de Comunicação
Publicações recentes
-
A força da presença digital para executivos e suas marcas
20 de outubro de 2024 -
7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise
24 de setembro de 2024 -
TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros
13 de agosto de 2024 -
5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida
7 de agosto de 2024 -
O que NÃO é assessoria de imprensa?
29 de maio de 2024