Conselhos Deliberativos do Sebrae realizam encontro regional em Florianópolis

Representantes da região Sul participam de evento que visa estimular ações que promovam a competitividade e inovação dos pequenos negócios

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu, nesta segunda e terça-feira (10 e 11), em Florianópolis, o encontro dos Conselhos Deliberativos do Sistema Sebrae – Região Sul, com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Roberto Simões, e do diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.
Entre os palestrantes, o professor da Fundação Dom Cabral Francisco Teixeira falou sobre “Ambientes e cenários do século XXI” e afirmou que a crise mundial ainda vai demorar a passar. “A avaliação mais otimista diz que antes de 2018 não vamos recuperar os índices econômicos de 2008. O padrão de vida que existia em várias nações do mundo em 2008 não será recuperado, países como Irlanda, Espanha, Portugal, Grécia, Itália, França, vão ter que aprender a viver com um padrão de vida muito menor”, ponderou. “Essa é uma mudança fundamental e completa um ciclo de riqueza e prosperidade”, finalizou.
Em seguida o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barreto, abordou o tema “O Sebrae e seus desafios”. Barreto destacou o perfil dos pequenos negócios, que neste ano deve atingir a marca de oito milhões de optantes pelo Simples Nacional, desses mais de cinco milhões estão no campo. “Santa Catarina tem um peso muito forte na indústria, bem acima da média nacional”, disse.
Entre os desafios da instituição, Barreto listou a segmentação dos públicos atendidos – empresas de pequeno porte, microempresas, microempreendedores individuais e potenciais empresários -, com soluções específicas para cada segmento. Enfatizou a importância do Simples Nacional e da categoria de Microempreendedor Individual.

0 142
Fábrica de Comunicação