Divulgados os vencedores do Desafio Sebrae

Alunos de Blumenau vencem etapa estadual do maior jogo de negócios do mundo para estudantes

 

O Desafio Sebrae deste ano registrou sete mil inscritos em Santa Catarina, etapa que chegou ao fim nesta quinta-feira (25), com a vitória da equipe “Os Laranjas”. Formado por quatro alunos do curso de administração da FURB – Universidade Regional de Blumenau, o grupo vencedor irá disputar com as equipes vencedoras dos demais Estados a semifinal do Desafio, quando oito equipes de todo o Brasil serão selecionadas para a grande final. As duas etapas, semifinal e final, acontecem em Salvador, de 9 a 13 de novembro.

O público-alvo do jogo são os estudantes universitários que se interessam por ampliar o conhecimento em gestão de negócios. Neste ano, o tema do jogo foi “frutas tro­picais” e teve etapas virtuais e presenciais que iniciaram em maio. O desafio é simular a administração das di­versas etapas de um negócio, desde a produção das frutas até a venda de produtos com valor agregado, como sor­vetes, polpas e sucos. No Brasil inteiro, 153 mil alunos participaram da competição, unidos em equipes de 2 a 5 pessoas.

Na simulação os participantes tiveram que contratar empregados, gerenciar lojas, definir preços e comercializar os artigos. A escolha do tema foi feita em parceria com a Embrapa com o objetivo de impulsionar o agronegócio, que vem crescendo no Brasil.

“Esse ano tivemos dois mil inscritos a mais do que no ano passado, de mais de cem universidades e instituições de ensino”, destaca Fernando Santos, consultor do Sebrae/SC. O alto nível dos competidores também chama a atenção. “A disputa foi acirrada. Santa Catarina foi o oitavo estado com o maior número de inscritos”,  acrescenta Fernando.

O Desafio Sebrae tem por objetivo estimular o espírito empreendedor em estudantes universitários, desenvolver a capacidade gerencial e difundir conceitos de competitividade, inovação, ética, sustentabilidade e responsabilidade social.

Prêmios

A viagem da equipe vencedora para Salvador será custeada inteiramente pelo Sebrae. Os participantes das três equipes catarinenses que tiveram mais pontos na competição ganham um smartphone. A segunda e terceira colocada são da FURB e da Unidavi.

Todos os integrantes das oito equipes que chegarem à final nacional ganham um iPad, além de bolsas de estu­dos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes da final ganham um curso de inovação oferecido pela Co­ordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional fará tam­bém uma viagem de dez dias a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional.

Equipe vencedora

Os Laranjas:

Kátia Ruon

Michael José Busnello

Marcos Michelmann

Rubens da Silva Júnior

 

 

0 115
Fábrica de Comunicação