Evento do Sebrae/SC discute estratégias para o desenvolvimento dos municípios catarinenses
- 26 jun 2015
- Comentários desativados em Evento do Sebrae/SC discute estratégias para o desenvolvimento dos municípios catarinenses
O 1º Encontro Catarinense de Agentes de Desenvolvimento foi realizado em Florianópolis dias 25 e 26 de junho
Nos dias 25 e 26 de junho, o Sebrae/SC realizou em Florianópolis o 1º Encontro Catarinense de Agentes de Desenvolvimento, evento que tem como objetivo discutir questões relativas ao desenvolvimento local, à ética na gestão pública e ao empreendedorismo no setor público. O evento reuniu cerca de 200 profissionais catarinenses, nomeados pelas prefeituras e capacitados pelo Sebrae/SC para articular ações com o intuito de promover o desenvolvimento local.
Durante a abertura do evento, o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, destacou a importância da inovação no setor público. “A inovação é sair do estado da estabilidade para fazer certas rupturas. Como lidar com esse novo conceito no ambiente público? O caminho vocês vão encontrar”, desafiou o diretor. De acordo com Anacleto, o grande papel dos agentes de desenvolvimento é estabelecer um diálogo com o poder público e levar até as autoridades as grandes ideias de desenvolvimento. “Os municípios, de maneia geral, precisam estar ainda mais atentos a importância dos pequenos negócios em uma comunidade. Mais do que ser um contribuinte eventual, as micro e pequenas empresas são formadoras e desenvolvedoras do tecido social. Por essa razão, ter uma prefeitura capaz de dialogar acrescentando algo ao empresário é essencial. Para nós do Sebrae/SC, os agentes de desenvolvimento são uma equipe de extensão nessa missão”, comentou.
Os Agentes de Desenvolvimento também são responsáveis em articular, planejar e executar políticas para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que viabiliza que as prefeituras criem ou melhorem a prática tributária para os pequenos negócios e priorizem as MPEs nas compras governamentais com valor de até R$ 80 mil, além de assegurar que 20% dos recursos empregados pelos municípios nas áreas de inovação e tecnologia sejam destinados aos empreendimentos de menor porte e estimular a facilitação de acesso ao crédito e aos serviços financeiros por parte dos pequenos negócios. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas empresas em todos os municípios.
“Ao promover esse encontro, o Sebrae/SC visa reunir e fortalecer os laços entre os agentes de desenvolvimento de todo o Estado, além de fornecer subsídios para a promoção de estratégias de desenvolvimento econômico local e contribuir com a competitividade dos micro e pequenos negócios”, comenta a analista técnica do Sebrae/SC e Gestora do evento, Mariana Vitarelli.
O 1º Encontro Catarinense de Agentes de Desenvolvimento teve como tema “Inovação como estratégia para o desenvolvimento local”. De acordo com o Gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi, a escolha do tema objetiva levar os participantes a refletirem sobre o papel da inovação no contexto da gestão pública. A programação do encontro envolve palestras, oficinas, e apresentação de cases de sucesso.
Fábrica de Comunicação
Publicações recentes
- 7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise 24 de setembro de 2024
- TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros13 de agosto de 2024
- 5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida7 de agosto de 2024
- O que NÃO é assessoria de imprensa?29 de maio de 2024
- Posicionamento em momentos de crise23 de maio de 2024