Expedição busca esportes radicais na América do Sul

Grupo viaja a bordo do Stark, carro da montadora brasileira TAC Motors, para explorar regiões que propiciem grandes aventuras, como o kaiak extremo e em busca das maiores cachoeiras já descidas na América do Sul

Liderados por Marcelo Galizio, de Florianópolis, um grupo de três esportistas vai percorrer quatro países da América do Sul a bordo de um jipe Stark 4×4 diesel para alcançar destinos remotos de esportes radicais. Cada etapa da viagem e a performance dos atletas serão documentadas. O objetivo principal será percorrer regiões propícias para o caiaque extremo, que é a descida em um caiaque especialmente projetado para fortes impactos em grandes cachoeiras, que podem atingir até 30 metros de altura. Durante o caminho, a equipe também vai documentar a prática de outros esportes como o surf, sand board, canyoning, entre outros. O percurso total da expedição terá 9.800 km e eles partem de Florianópolis nesta quinta-feira, 17.

“Já surfei na Indonésia e nas Maldivas e percorri alguns rios da Austrália e dos Estados Unidos de caiaque, mas é a primeira vez que faço uma aventura como esta nestes países da América do Sul. O grande desafio já começa com a preparação da viagem. É um conjunto: reunir todos os equipamentos necessários, ter preparo psicológico para enfrentar as maiores cachoeiras e a preocupação com o nível de água dos rios”, exemplifica Galizio.

A primeira parada será no Uruguai. Depois seguem para o sul do Chile e para a Patagônia, na Argentina. Para esta expedição, optaram pelo jipe Stark 4×4 diesel por ser um off road seguro, versátil e confortável ao mesmo tempo em que tem capacidade de carga e força para superar terrenos acidentados, alcançar destinos remotos e suportar diferentes situações climáticas. “O Stark permitirá o acesso a rios que só seriam navegados com a ajuda de um helicóptero ou de longas caminhadas onde cada atleta teria que carregar mais de 50 quilos de equipamento nas costas”, salienta Galizio.

A equipe é formada ainda pelo surfista, fotógrafo e vídeo maker brasileiro Alexandre Damiani e por Sam Andrew, da Austrália. Durante a viagem, eles se encontram com outros atletas de alta performance do mundo inteiro. A previsão de retorno a Santa Catarina é no final fevereiro. “Vamos percorrer paisagens únicas, levar barracas para acampar e evitar ao máximo os hotéis”, complementa. A Expedicao TAC Motors tem como empresas apoiadoras a Sonitec, a Sul Imagem, a Hitachi, a James Corretora de Seguros e a Freeky. As aventuras dos esportistas serão documentadas por diversas câmeras e poderá ser acompanhada pelo blog http://marcelokayak.blogspot.com.br/. A cada post, novas fotos e informações sobre a expedição.

 

O trajeto

A expedição começa em Santa Catarina, passa pelas praias do Uruguai e cruza toda Argentina até Bariloche para descer alguns dos rios mais desafiadores da América do Sul. Após alguns dias remando e descendo cachoeiras, a equipe vai cruzar a cordilheira em direção a Pucon, no Chile. Depois de duas semanas, eles vão surfar nas praias chilenas. A próxima parada será os rios e cachoeiras ao redor de Santiago. Na sequência, a equipe dirigirá pelo Deserto do Atacama em direção a Foz do Iguaçu, de onde retornam para Santa Catarina.

 

 

0 187
Fábrica de Comunicação