Klabin Participa de Importante Evento da Apicultura Parananense

No VI Encontro Paranaense de Apicultura, empresa busca ampliar ainda mais o Programa de Apicultura e Meliponicultura que desenvolve na região desde 2007

Nesta sexta-feira (24), acontece em Ortigueira o VI Encontro Paranaense de Apicultura. A Klabin, além de ser uma das patrocinadoras do evento, fará a abertura do encontro apresentando os resultados do Programa de Apicultura e Meliponicultura que desenvolve em parceria com a Associação de Apicultores de Telêmaco Borba (ATHA). O programa existe há mais de cinco anos e atua em linha com a política de sustentabilidade da empresa: agrega mais valor às suas florestas e gera renda e qualificação profissional para os apicultores da região.

De acordo com a coordenadora do programa, Loana Johansson, gerente da área de Produtos Florestais Não Madeireiros da Klabin, a participação no evento é mais um passo na ampliação e abrangência do trabalho, que reúne 24 apicultores capacitados e, no ano passado, produziu aproximadamente 15 toneladas de mel. “Queremos evoluir ainda mais, propiciando a capacitação de novos apicultores e agregando novas parcerias nas áreas florestais da empresa”, afirma. “Um exemplo é a Associação de Apicultores de Ortigueira (Apomel), com quem já realizamos algumas reuniões, e a integração com o Programa de Fomento Florestal nos municípios de atuação da Klabin.”

O Programa de Apicultura da Klabin viabiliza e valoriza o apoio à cadeia produtiva, estruturando o uso racional e controlado da floresta, gerando melhoria de renda aos apicultores. Na prática, o programa auxilia na seleção e definição de áreas viáveis para implantação dos apiários/meliponários. Além disso, capacita para adoção e padronização de processos de visitação e manejo das colmeias, ajustando o cronograma de atuação sem interferência nas atividades florestais. Também estão entre as ações do programa dar assistência  técnica adequada aos apicultores envolvidos, trabalhar o melhoramento genético de rainhas, marketing e comércio dos produtos.

Outro ponto importante, segundo Loana, é o incremento que vem acontecendo ano a ano na produção de mel, em razão da riqueza das florestas, do manejo adequado e seguro das colmeias e da prática de melhoramento genético das abelhas: “Quando iniciamos o programa, nossa média estava em 18,6 quilos por colmeia. No ano passado atingimos 29 quilos, isto é: 64% de ganhos, e a expectativa é maior ainda para a safra deste ano”, destaca.

De acordo com levantamento de 2011 do IBGE, Ortigueira é considerado o segundo maior produtor de mel do país, sendo responsável por 510 toneladas do produto. Na programação do VI Encontro Paranaense de Apicultura estão previstas palestras e mesas-redondas para a discussão dos desafios do setor no Paraná, aumento e manutenção da produtividade, qualidade do mel e comercialização no mercado interno e externo. O evento abordará a importância do associativismo, cooperativismo e comercialização do produto.

Sobre a Klabin

A Klabin, empresa brasileira com 113 anos, é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do País. É líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de reciclar papéis e comercializar madeira em toras. Possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. No Paraná, a empresa está desde 1934, quando foi adquirida a Fazenda Monte Alegre. E, desde 1946, opera em Telêmaco Borba uma das maiores fábricas integradas de papel do mundo. Está em fase de licenciamento ambiental o projeto de uma nova fábrica de celulose, prevista para ser instalada em Ortigueira.

 

0 152
Fábrica de Comunicação