O SIS-Sebrae/SC amplia a oferta de serviços e passa a desenvolver relatórios sobre sustentabilidade
- 04 abr 2013
- Comentários desativados em O SIS-Sebrae/SC amplia a oferta de serviços e passa a desenvolver relatórios sobre sustentabilidade
Em parceria com o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC lança o setor de Sustentabilidade, disponível para empresários de todo o País. O objetivo é levar informação qualificada às empresas para que possam obter na sustentabilidade um aliado estratégico para os seus negócios e, consequentemente, ganhar mais competitividade e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil.
“O atual cenário econômico mundial aponta esse tema como fundamental para a competitividade empresarial e os pequenos negócios precisam acompanhar as tendências para sua sobrevivência no mercado”, explica Suenia Sousa, gerente do CSS, que tem como missão a geração e disseminação de conhecimento sobre sustentabilidade, visando a inclusão dos pequenos negócios na economia verde.
A redução dos custos fixos é o retorno mais imediato que uma empresa com modelo de negócio tradicional percebe, quando passa a inserir processos de ecoeficiência na produção (eficiência energética, uso racional de água, redução e reutilização de matéria-prima e redução de desperdícios). Outro benefício é o aumento da lucratividade, pois o empreendimento passa a atender uma demanda crescente dos consumidores que, na hora da compra, dão preferência às empresas que adotam práticas sustentáveis.
A produção de relatórios do SIS/Sustentabilidade será baseada em dois temas, este ano: eficiência energética e gestão de resíduos sólidos. Eles integram o tripé do conceito de sustentabilidade, que concilia resultados econômicos com equilíbrio ambiental e justiça social.
O analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/SC, Douglas Luís Três, explica que, hoje, na indústria de transformação um dos itens que mais pesa é o custo de energia. “Com os relatórios produzidos pelo Sebrae/SC, os empresários poderão se apropriar dos conhecimentos gerados, incorporá-los ao dia-a-dia da organização e, com isso, diminuir o custo de produção”.
Douglas destaca, ainda, que em alguns casos, os resíduos sólidos podem ser considerados matéria-prima, e, portanto, novos inputs para a produção. “Queremos mostrar ao empresário que aquele resíduo tem um custo de tratamento e deve ser considerado como uma fonte de renda, sendo aproveitada na própria linha de produção ou em novos negócios”.
Os maiores desafios
Estudos demonstram que é crescente a preocupação da sociedade com a sustentabilidade, levando os consumidores a optar, no momento da compra, por empresas com práticas sustentáveis. No entanto, o consumo consciente e responsável não é, ainda, prioridade para muitos consumidores, que, frente aos problemas econômicos enfrentados pelos países, decidem pelo menor preço. “Isso indica que o governo, as empresas e as instituições devem se envolver de forma mais expressiva com o estímulo à produção e consumo responsáveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País”, destaca Suenia Sousa, gerente do CSS.
É preciso desmistificar que sustentabilidade só é compatível com grandes empresas. Os pequenos negócios, hoje, equivalem a 98% do total de empresas formais no País. Para falar de desenvolvimento sustentável no Brasil, necessariamente, as micro e pequenas empresas devem ser consideradas e tratadas como protagonistas nesse processo.
“Os maiores desafios ainda estão na área de políticas públicas, que devem incentivar e facilitar a atuação dos pequenos negócios em sustentabilidade, assim como o acesso a produtos e processos inovadores, necessários para substituir os tradicionais sistemas de produção, que não levam em consideração a escassez de recursos naturais”, ressalta Suenia Sousa.
Sobre o SIS
O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) é um projeto inovador do Sebrae/SC, que coloca à disposição dos empresários informações qualificadas de forma estratégica e antecipada, auxiliando na tomada de decisões. Criado em 2007, o SIS tornou-se um verdadeiro aliado para o aumento de competitividade das empresas participantes. O projeto atende os setores de vestuário, apicultura, calçados femininos, móveis de madeira, leite e, a partir de agora, sustentabilidade. Uma equipe multidisciplinar de profissionais orienta todo o processo e as informações, em forma de relatórios, ficam disponíveis no ambiente de disseminação do SIS (www.sebrae-sc.com.br/sis), totalmente on-line e gratuito.
Sobre o CSS
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae, especializada sobre o tema e responsável pela prospecção e disseminação de conhecimentos e práticas em sustentabilidade aplicados às micro e pequenas empresas, visando a promoção de sua competitividade por meio das mais de 700 unidades de atendimento da instituição, distribuídas no País. No site do CSS (www.sustentabilidade.sebrae.com.br) é possível encontrar informações, negócios de sucesso, cartilhas, vídeos, notícias, dicas, leis e certificações, cursos e eventos relacionados com o tema. Os dois eixos prioritários que norteiam o Sebrae na área de sustentabilidade são: eficiência energética e gestão de resíduos sólidos.
Fábrica de Comunicação
Publicações recentes
-
A força da presença digital para executivos e suas marcas
20 de outubro de 2024 -
7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise
24 de setembro de 2024 -
TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros
13 de agosto de 2024 -
5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida
7 de agosto de 2024 -
O que NÃO é assessoria de imprensa?
29 de maio de 2024