Pequenas empresas miram setor náutico
- 06 nov 2012
- Comentários desativados em Pequenas empresas miram setor náutico
Com a atração de estaleiros, crescem as oportunidades para as micro e pequenas empresas do segmento
A maré está favorável para as micro e pequenas empresas. Com a atracação das gigantes Schaefer Yachts, a italiana Azimut, a Fibrafort, entre outras, Santa Catarina viu crescer as oportunidades de negócios para empresas fornecedoras ao segmento. Concentradas no Litoral de Santa Catarina, principalmente em Itajaí, Biguaçu e Palhoça, os estaleiros demandam uma série de serviços, como manutenção e mobília interna.
O Sul do País tem sido a região preferida dos estaleiros internacionais para a instalação das plantas fabris no Brasil e mola propulsora da expansão dos estaleiros nacionais. Para o coordenador do núcleo de indústria do Sebrae/SC, Roberto Tavares, as micro e pequenas empresas ainda têm muito a crescer no segmento náutico. “As empresas podem fornecer estofamento, móveis, acrílicos necessários, equipamentos de segurança para os funcionários dos estaleiros, até serviços de manutenção e elétricos, basta saber aproveitar as oportunidades”, enfatiza.
É com esse objetivo, de ampliar as parcerias e oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas, que o Sebrae/SC promove, durante a Exponáutica, uma rodada de negócios para os empreendedores que apostam no setor. A feira, uma das maiores do País no segmento, acontece em Biguaçu, entre os dias 15 e 18 de novembro.
“Cerca de dez empresas compradoras, como estaleiros e marinas, participam da rodada. Nós identificamos as necessidades delas para convidar micro e pequenas empresas que atendam às suas demandas. Devemos ter 40 MPEs fornecedoras na rodada de negócios”, explica Roberto.
O objetivo do Sebrae/SC é fomentar a cadeia produtiva e gerar oportunidades de negócios em um mercado que cresce 10% ao ano. Roberto acrescenta que “Santa Catarina é o maior polo industrial náutico do Brasil; precisa organizar as oportunidades, ampliar o leque de empresas fornecedoras”.
A ação do Sebrae/SC faz parte do projeto de Fortalecimento de Polos Industriais, que é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, dentro do programa Nova Economia. Ao todo, Santa Catarina contabiliza 47 polos escolhidos para serem impulsionados. Além de aproximar compradores de grande porte e fornecedoras menores, o projeto visa melhorar a qualidade da produção e a produtividade das micro e pequenas empresas, com foco em gestão e inovação.
Durante a Exponáutica, o Sebrae/SC também vai realizar encontros de negócios e diagnóstico empresarial gratuito para micro e pequenas empresas. A rodada de negócios acontece no dia 16 de novembro. A Exponáutica será realizada na Marina Pier 33, às margens do Rio Biguaçu.
Fábrica de Comunicação
Publicações recentes
-
A Fábrica de Comunicação faz parte do Movimento ODS Santa Catarina
15 de maio de 2025 -
A força da presença digital para executivos e suas marcas
20 de outubro de 2024 -
7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise
24 de setembro de 2024 -
TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros
13 de agosto de 2024 -
5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida
7 de agosto de 2024