Plantio de 150 mudas nativas na orla de Navegantes marca o início da recuperação da restinga no projeto “Nossa Praia”

Evento ocorreu no último sábado, dia 6 de junho, e teve a participação de cerca de 200 pessoas

Aproximadamente 200 pessoas participaram da ação de plantio de espécies de árvores nativas na orla de Navegantes no último sábado, dia 6 de junho. O evento aconteceu na região do Pontal e foi promovido pela coordenação do Nossa Praia – Projeto de Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da Portonave em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Ao todo, 150 mudas de árvores típicas da restinga, como aroeira, araçá-vermelho, pitangueira, tucaneira, pata-de-vaca, grumixama e figueira foram plantadas por moradores e visitantes de Navegantes. A atividade contou também com a distribuição de 500 mudas frutíferas e nativas e esclarecimentos a respeito do Nossa Praia.

CRESCIMENTO DAS MUDAS PLANTADAS PODE SER ACOMPANHADO

Cada uma das 150 mudas plantadas recebeu um lacre com uma numeração exclusiva e a equipe técnica especializada vai monitorar o desenvolvimento dessas mudas. Os voluntários no plantio vão poder acompanhar pelo número do lacre como está o crescimento da sua árvore. A atividade, que balizou o início do plantio de mudas para a recuperação da biodiversidade da orla, contou com a presença de adultos e crianças, além de membros de diversas entidades, como Rotary e Interact Club de Navegantes, Associação de Surfistas, Escoteiros e Associação de Moradores do Pontal. A previsão é que sejam plantadas, dentro do Projeto Nossa Praia, quase 100 mil mudas nativas ao longo dos 102 hectares de orla, em 12 meses de trabalho. O monitoramento do crescimento dessas plantas vai ser realizado por outros 36 meses.

Para a voluntária no plantio, a estudante de biomedicina e integrante do Grupo de Escoteiro do Mar de Navegantes, Marihá Gonzaga Lima, a ação do último sábado promoveu uma interação inédita da comunidade junto ao projeto. “Estamos acostumados a ver projetos como o Nossa Praia somente no papel, felizmente não é esse o caso. Na atividade do plantio tivemos a oportunidade de acompanhar a evolução do projeto e, ainda mais, vivenciar na prática o que será realizado na recuperação da restinga de Navegantes”, destacou a estudante.

O prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, esteve na orla e participou do plantio ao lado do diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. Após concluir o plantio o prefeito ressaltou a importância ecológica e econômica do projeto e agradeceu a parceria com a Portonave. “O Nossa Praia é extremamente relevante para nosso município tanto pela preservação do meio ambiente quanto na questão turística”, assegurou.

Segundo Castilho, o “Nossa Praia” é um projeto que vai trazer muitos benefícios ao município de Navegantes, não só pela beleza com a restauração da restinga e construção do deck, mas também pela capacidade de conscientizar a população sobre a importância de preservar a “nossa praia”.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA DA RESTINGA

A substituição das plantas chamadas exóticas pelas nativas resulta em diversos benefícios, já que traz equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré. Espécies exóticas como o sombreiro, jambolão, tulipeira, mangueira, marmeleira e falsa-seringueira apresentam copas altas e abertas que formam sombra em grandes áreas do solo. Como as espécies de dunas (restinga) precisam de luz do sol para se propagar, acabam perdendo a competição de sobrevivência com as exóticas. Sem as nativas a restinga fica degradada e não cumpre sua função protetora.

O PROJETO NOSSA PRAIA

Considerada uma das maiores obras de recuperação de praia urbana do Brasil, o Nossa Praia abrange uma série de importantes ações de recuperação da restinga, como a retirada de vegetação exótica e plantio de espécies nativas, reconstrução de dunas, fechamento de trilhas irregulares e, ainda, revitalização com a construção de um deque em substituição ao antigo calçadão de pedra, ciclovia e reforço da iluminação no trecho entre a Praça Central e Praça da Meia Praia. Ao todo, as ações de revitalização englobam os 102 hectares da faixa de restinga nos quase 10 quilômetros que formam a orla de Navegantes. Os recursos do projeto são da ordem de R$ 6,9 milhões e vêm de uma parceria entre a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes e a Prefeitura de Navegantes.

O Nossa Praia tem a aprovação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN) e da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). A primeira etapa das ações, incluindo a construção do deque, deve durar um ano. O monitoramento da vegetação por parte da empresa se estenderá posteriormente por 36 meses.

prefeito e Castilho _ verticalfamília participa de plantio

0 228
Fábrica de Comunicação

Deixe uma resposta