Portonave promove simpósio sobre segurança portuária

Com o objetivo de reunir a comunidade portuária para fomentar o debate sobre segurança nos terminais portuários e embarcações, a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes promoveu, na manhã de 5 de novembro, o Simpósio sobre Segurança Portuária e ISPS Code. O encontro faz parte da programação anual de treinamento da Portonave e reuniu especialistas em segurança e representantes de portos, usuários de terminais portuários, órgãos públicos e da Cesportos/SC (Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis de Santa Catarina).

“Buscamos integrar forças de segurança, armadores e instalações portuárias para debater as responsabilidades de cada um e estimular a troca de conhecimento para melhorar a segurança nas instalações portuárias e nas embarcações”, justifica Cid Pereira Santos, gerente de segurança da Portonave. Entre os assuntos que foram debatidos no encontro estava o surgimento do ISPS Code (Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias) e seu reflexo no Brasil, as ações criminosas contra navios e os terminais e a avaliação de risco em instalações portuárias. Foram convidados para o Simpósio todos os representantes da Cesportos de Santa Catarina – Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, Administrações Portuárias e Governo do Estado.

A Portonave foi o primeiro Terminal Portuário privado do Brasil certificado pelo ISPS Code. O código foi criado após o ataque terrorista contra os Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001 e estabelece um conjunto de medidas e procedimentos de segurança obrigatórios para controle de acessos e monitoramento nos portos do mundo todo.

O Simpósio sobre Segurança Portuária e ISPS Code começou às 9h e terminou às 12h30 na Portonave.

0 108
Fábrica de Comunicação

Deixe uma resposta