Sebrae/SC premia mulheres empreendedoras

A microempreendedora individual Luciane Lemos da Silva e a empresária Roberta Matos Corrêa representam Santa Catarina na final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

O Sebrae/SC registrou 87 cases inscritos no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2013, que teve como vencedoras a microempreendedora individual de Florianópolis Luciane Lemos da Silva, que vende acessórios de moda produzidos em Santa Catarina, como roupas, bijuterias e sapatos, e a empresária Roberta Matos Corrêa, sócia-proprietária da Diretrix, empresa que vende internet em Urubici. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o trabalho e empenho de empreendedoras que servem de inspiração para outras mulheres avançarem no mundo dos negócios.
Um estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2010 mostra que as mulheres são metade dos empreendedores brasileiros (49,3%), o que representa 10,4 milhões de mulheres comandando suas empresas. “As mulheres têm vantagens estratégicas, como a capacidade de observação e de prestar atenção a detalhes”, sustenta Anacleto Ortigara, diretor técnico do Sebrae/SC. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios conta histórias de empreendedoras que percebem oportunidades e são bem sucedidas em seus negócios”, destaca.
Roberta Matos Correâ, vencedora estadual do prêmio na categoria Pequenos Negócios, conta que sentia uma discriminação por ser mulher logo que montou a empresa de distribuição de internet, em 2005. “Eu precisava mostrar que podia ajudar o cliente, resolver seus problemas e prestar um serviço que era muito associado aos homens”, lembra. As estratégias funcionaram. Hoje a Diretrix tem quatro funcionários, 500 clientes e um plano de expansão para outras cidades próximas a Urubici.
A vencedora na categoria Microempreendedor Individual, Luciane Lemos da Silva, é formalizada há cerca de dois anos e vê no atendimento personalizado um mercado em crescimento. “As mulheres não têm tempo a perder para buscar o que precisam, por isso eu levo até elas produtos de qualidade e que casam com o seu estilo. Também só vendo peças feitas aqui em Santa Catarina, acredito que dessa forma estimulo a economia do estado”, explica. Entre as estratégias para aumentar as vendas, Luciane promove eventos para apresentar novas coleções, como cafés, reuniões e visitas na casa das clientes, alem do showroom no seu próprio apartamento.
As duas vencedoras catarinenses participam da etapa nacional, em Brasília, no dia 7 de março. A vencedora nacional de cada categoria é convidada a conhecer um polo de empreendedorismo em uma viagem internacional.

0 169
Fábrica de Comunicação