Seminário aproxima empresas italianas e catarinenses do segmento náutico
- 20 jun 2013
- Comentários desativados em Seminário aproxima empresas italianas e catarinenses do segmento náutico
Encontro visa fomentar parcerias
A colaboração entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério italiano do Desenvolvimento Econômico (Mise) segue aproveitando os bons ventos para empreender novos avanços no setor náutico. No dia 26 de junho será realizado o seminário Náutico Santa Catarina-
Itália, em Florianópolis. Neste dia, a partir das 8h30, no Sesc do Cacupé, diversos palestrantes italianos e brasileiros falarão sobre a importância do setor náutico para o desenvolvimento da economia. Segundo Pietro Celi, diretor-geral das políticas de internacionalização e da promoção de intercâmbios do Mise, Santa Catarina sai na frente também pelos fortes laços culturais. “Tivemos uma forte colonização aqui, por isso mantemos uma proximidade de costumes e até mesmo do idioma. Isso faz com que os produtos italianos tenham uma boa aceitação no Estado”, explica o representante italiano. O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, ressalta a posição geográfica e econômica do estado como preponderante na escolha do local para o seminário com os empresários italianos. “O Estado localiza-se em uma posição privilegiada no Mercosul (Mercado Comum do Sul), entre os dois principais centros industriais do continente, São Paulo e Buenos Aires. Santa Catarina também é o estado brasileiro com o maior número de portos distribuídos ao longo dos mais de 500 km de costa. Cinco portos bem equipados (São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba, Navegantes e Itapoá) fazem do Estado o segundo polo náutico do Brasil”, salienta Cobalchini.
Na abertura, representantes dos governos catarinense, italiano e diretores do Sebrae-SC. Palestras de Franco Gnessi, sobre a experiência italiana como exemplo para o setor de marinas catarinense, Massimo Borgia que abordará o intercâmbio de formação em design e o presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Leandro Mané Ferrari, que abordará o crescimento do setor náutico catarinense. O objetivo da missão italiana, que contará com cerca de 40 empresas catarinenses e 15 italianas, é identificar parcerias de empresas existentes, na troca comercial e de conhecimento entre brasileiros e italianos e fomentar o crescimento das micro e pequenas empresas do setor náutico.
A missão italiana
Organizada pelo SEBRAE/SC e Acatmar, junto com Mise e a Agência Ice, o programa da missão inclui também encontros bilaterais entre empresas italianas e brasileiras e visitas a empresas locais do segmento, a exemplo da Portonave, terminais portuários de Navegantes.
Programação
8h30 Abertura do Seminário
O papel do Sebrae/SC no desenvolvimento do setor náutico catarinense
9h Uma parceria que continua a crescer
GOVERNO DE SANTA CATARINA
Secretário de Estado da Infraestrutura – Valdir Cobalchini
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ITÁLIA
Diretor geral – Pietro Celi
10h Oportunidades para as empresas e desenvolvimento da náutica de lazer
AGENCIA ICE (Agência para a internacionalização das empresas italianas)
Diretor sede São Paulo – Federico Balmas
A náutica italiana olha o Brasil
UCINA (União Nacional dos Construtores da Indústria Náutica)
Diretor Emanuele Spadaro
O sistema náutico italiano
ACATMAR (Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins)
Presidente Mané Ferrari
Crescimento do setor náutico em Santa Catarina
ASSONAUTICA Italiana
Presidente Alfredo Malcarne
Projetto “Cambusa”(despensa do navio)
11h15 Desenvolvimento e futuro dos portos e formação
PETROBRAS – Joacir Pedro
A indústria naval no Brasil
Carbone&Vicenzi consulting – Paolo Carbone
Os negócios desembarcam no Brasil
Brazil Planet – Franco Gnessi
Estruturas náuticas e trapiches
Eduna – Massimo Borgia
Design: intercâmbio e formação
Secretaria de Turismo – Prefeitura de Florianópolis
Maria Cláudia Evangelista
O potencial do turismo náutico de Florianópolis
12h30 Debates
13h Almoço no local
14h Início da Rodada de Negócios
Nascimento da ideia
A missão foi planejada na última edição do Salão Náutico Internacional de Gênova, quando foi assinado o acordo de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, a Ucina-Confindustria Nautica e o governo de Santa Catarina.
Encontro de negócios
O Sebrae de Santa Catarina participa ativamente deste encontro, procurando aproximar as micro e pequenas empresas do setor náutico com um mercado de ponta no setor, como é o caso do italiano. “Temos 60 empresas mapeadas: frabricantes de acrílico, de móveis para barcos, eletrônicos e também pequenos estaleiros. Se eles ampliarem suas possibilidades de venda e de aperfeiçoamento técnico, o resultado impacta em toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda”, explica Roberto Tavares de Albuquerque, coordenador do Núcleo da Indústria do Sebrae/SC.
As empresas participantes integram o Programa Nova Economia@SC, do governo do estado e desenvolvido pelo Sebrae/SC e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS-SC), que tem por meta aumentar a competitividade da economia e dos polos industriais catarinenses. Ao longo dos próximo quatro anos serão investidos R$ 70 milhões para aumentar a competitividade das empresas e o acesso a novos mercados.
Polo náutico catarinense
O presidente da Acatmar, Leandro Mané Ferrari, é um dos organizadores do encontro, além de grande intusiasta da economia náutica em Santa Catarina. Para ele, a parceria de micro e pequenos empreendedores com empresas italianas tem tudo para ser muito bem sucedida. “Esses empresários, que não têm condições de participar de grandes feiras, serão os grandes beneficiados, pois estarão em contato com uma das indústrias mais desenvolvidas do mundo no setor náutico e é papel da associação fomentar estas ações”, afirma Ferrari.
Empresas italianas
A missão italiana será composta por 15 empresas do setor náutico, além dos órgãos governamentais e de fomento, que desejam ampliar seu relacionamento com um mercado em franco desenvolvimento, como é o caso do Brasil e, em especial, Santa Catarina. Uma das empresas é a Marine Building & Service SRL, que produz ancoradouros flutuantes e serviços integrados para a náutica e pretende encontrar parceiros catarinenses para abrir uma sede no estado, é especializada em construção de portos. Outra visitante é a Nautisat SRL, que produz sistemas de telefonia, televisão, internet, telemetria para embarcações etc. Busca contato com estaleiros, armadores, navios mercantes e pesqueiros e outros setores relacionados ao seu ramo de atividade.
Empresas visitantes da Itália
•3DW SYSTEM SRL
•CMD SPA
•CMS SPA COSTRUZIONI MACCHINE SPECIALI
•F.LLI RAZETO & CASARETO S.p.A.
•MARINE BUILDING & SERVICE SRL
•MAIRIM SRL
•NAUTISAT SRL
•SCHIAVETTI ENZO S.A.S.
•TR.EM. SRL
•BLACK OCEAN SNC
•CANTIERI NAVALI CASA SRL
•Gruppo PERMARE SRL
•SIC DIVISIONE ELETTRONICA S.R.L.
•ULTRAFLEX SRL
Serviço:
• O que: Seminário náutico Santa Catarina – Itália e II encontro de negócios do setor náutico
• Quando: 26 de junho (quarta-feira) a partir das 8h30 (seminário) e 14h30 (econtro de negócios)
• Onde: Hotel Sesc (Cacupé) Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670
• Quanto: inscrição gratuita a ser feita pelo www.acatmar.com.br
Fábrica de Comunicação
Publicações recentes
-
A força da presença digital para executivos e suas marcas
20 de outubro de 2024 -
7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise
24 de setembro de 2024 -
TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros
13 de agosto de 2024 -
5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida
7 de agosto de 2024 -
O que NÃO é assessoria de imprensa?
29 de maio de 2024