Simulado de Crise avalia estrutura de resposta a acidentes ambientais

A Fábrica de Comunicação foi a agência responsável em Santa Catarina pela comunicação durante o simulado de um grave acidente ambiental em uma multinacional do setor de óleo e gás, realizado em setembro.

Também chamado de “simulado de resposta a emergência”, o exercício é uma exigência legal e tem o objetivo de treinar e avaliar a estrutura de determinados empreendimentos para a resposta a acidentes ambientais. Nessa atividade, o cenário fictício simulava um acidente durante a perfuração de pré-sal, com vazamento de petróleo na Bacia de Santos.

Para responder a essa crise fictícia, a empresa mobilizou todos os seus recursos para a cidade de Bombinhas, local onde seria direcionado o óleo vazado, para agir na contenção e mitigação de danos. Durante o simulado, são criadas provocações (injects) para avaliar a capacidade de resposta das diferentes equipes. Uma das estruturas mobilizadas foi a agência de comunicação local, e foi onde entramos, para atuar na resposta a solicitações de imprensa.

Por se tratar de uma empresa multinacional, todos os processos foram realizados em português e inglês, o que deixou a atividade ainda mais desafiadora!

Nos seus quase 25 anos de atividade, a FC já atuou nos mais diferentes setores, tanto na comunicação corporativa de rotina, quanto na resposta imediata a crises. Experiências que nos credenciam para todo tipo de solução em comunicação, sejam elas emergências reais sejam o cumprimento de exigências legais de procedimentos de segurança.

0 17
Redação FC

Deixe uma resposta