Rodada de negócios impulsiona vendas
- 09 abr 2013
- Comentários desativados em Rodada de negócios impulsiona vendas
Projeto do Sebrae/SC aproxima pequenas e grandes empresas do setor metal-mecânico nos dias 10 e 11 de abril
O setor metal-mecânico cresce cada vez mais no Brasil. E um dos polos de metalurgia fica em Santa Catarina, mais especificamente na região Norte do estado. Estão estabelecidas no local mais de duas mil fábricas do setor metal-mecânico. São metalúrgicas, montadoras de carros e até de navios. O desafio dos pequenos negócios é conseguir vender peças para as grandes companhias. Para facilitar a negociação, o Sebrae/SC e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável reúnem, nos dias 10 e 11 de abril, 70 pequenas empresas do setor e 26 grandes compradoras.
A Rodada do Setor Metal Mecânico acontece em Joinville e tem como premissa reunir empresas de pequeno porte que atendam às necessidades das grandes compradoras e, a partir daí, fechem negócios e parcerias. Entre as 25 empresas compradoras confirmadas estão Docol, GM, Tractebel, Klabin, Tuper, Erostar do Brasil, Bosch.
“Muitas vezes essas grandes empresas precisam de um determinado material e buscam em outro estado, aumentando o custo com logística e enfraquecendo a indústria local. O objetivo da rodada de negócios é aproximar o pequeno do grande, por meio da oferta e demanda”, explica Roberto Tavares, Coordenador do Núcleo da Indústria do Sebrae/SC.
A rodada de negócios faz parte do programa Nova Economia@SC, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com o Sebrae/SC. Dentro do programa, o projeto Desenvolvimento dos Polos Industriais foca no fomento a 47 setores da economia, entre eles o metal mecânico. O segmento representa cerca de 17% da indústria catarinense, conforme dados da Fiesc, e, em 2012, foi responsável pela exportação de 5,4% das vendas nacionais.
Guilherme Zigelli, superintendente do Sebrae/SC, destaca a importância de fomentar as vocações locais. “A aproximação de clientes e fornecedores favorece a formação de cadeias de produção, reduzindo custos e favorecendo a logística. Consequentemente, a produção catarinense torna-se mais competitiva e lucrativa”, sustenta.
“Este é o nosso conceito, do Governo do Estado, da Nova Economia catarinense: fortalecer toda a cadeia produtiva, para que o desenvolvimento econômico e social dos catarinenses seja forte e justo. A rodada de negócios é a ponta final do projeto, que começa com a consultoria do Sebrae/SC no chão da fábrica e vai até a colocação do produtos de nossas empresas no mercado”, explica Paulo Bornhausen, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Expansão de polos industriais impulsiona economia catarinense
Lançado em 2010, o projeto Fortalecimento dos Polos Industriais propõe a revisão da matriz industrial do estado e a criação de incentivos para o adensamento de 47 centros industriais. O objetivo principal é estimular a competitividade de 2.400 negócios de pequeno porte em diferentes regiões para aglutinar empresas e aumentar a produtividade em 15% até 2014. O investimento é de R$ 70 milhões em quatro anos.
O projeto prevê a visita de agentes de desenvolvimento do Sebrae/SC às empresas selecionadas para a realização de diagnósticos e indicação de melhorias. As empresas que integram o projeto também participam de feiras, missões empresariais e rodadas de negócios em todo o Brasil.
Alexandre Hable, administrador da Visual Criativa, de Mafra, é um dos empresários que participa do programa Polos Industriais e já aponta os benefícios. Com a participação na Pronegócio, uma das maiores feiras de moda do estado, Hable destaca a abertura de novos mercados. “Notamos que nossa coleção é diferenciada e tem preços acessíveis, o que estava faltando era oportunidade para mostrar nossos produtos”, avalia.
Atualmente, 12 setores econômicos são atendimentos pelo Sebrae/SC por meio do programa: produtos alimentícios e bebidas; confecção de vestuário e acessórios; móveis; calçados e artefatos de couro; produtos de madeira; produção de borracha e plástico; tecnologia da informação e comunicação; construção civil; eletrometalmecânico; acessórios, gemas, joias e cristais; náutico; higiene pessoal, cosméticos e perfumaria.
Nova Economia
O projeto Polos Industriais integra o programa Nova Economia@SC, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e em parceria com o Sebrae/SC. Também integram o Nova Economia@SC os projetos Juro Zero, Economia Verde e Desenvolvimento Territorial.
Serviço
O que: Rodada de Negócios do Setor Metal-Mecânico
Quando: 10 e 11 de abril
Horário: 14 horas
Local: Bourbon Hotel, rua Visconde de Taunay, 275. Joinville – SC
Fábrica de Comunicação
Publicações recentes
-
A força da presença digital para executivos e suas marcas
20 de outubro de 2024 -
7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise
24 de setembro de 2024 -
TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros
13 de agosto de 2024 -
5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida
7 de agosto de 2024 -
O que NÃO é assessoria de imprensa?
29 de maio de 2024