Clipping e o gerenciamento da imagem corporativa

Você sabe o que é clipping e qual a sua importância numa campanha de comunicação? Descubra nesse post pra que serve essa ferramenta do jornalismo.

Toda grande marca se preocupa com a sua imagem aos olhos do mercado. Por isso, o clipping é essencial para entender e analisar o que é relevante para o seu negócio. Ele é imprescindível para uma boa estratégia de comunicação corporativa.

Mas o que é clipping, afinal?

A palavra tem origem inglesa que significa “recortar” ou “grampear”, que é literalmente o que um clipping faz: monitorar e selecionar matérias e notícias de jornais, TVs, rádios, revistas, redes sociais e todo tipo de canal de comunicação.

Com o avanço da tecnologia, a clipagem se tornou muito mais funcional e prática. Basicamente todo material é encontrado na rede, mesmo os mais antigos, como revistas e jornais impressos. Os veículos de imprensa estão em massa na internet e isso facilita o monitoramento.

A pessoa responsável pelos recortes deve ter domínio de programas de corte de vídeo e áudio, ter uma boa escrita e principalmente: ser ágil.

Qual a função do clipping?

O clipping é fundamental para entender a imagem externa da sua empresa ou negócio. Com um monitoramento bem feito, a equipe de comunicação pode agir com rapidez em uma possível crise de imagem. E mais: ter agilidade para mudar a opinião pública em situações adversas.

Outro papel do clipping é entender o que o público pensa da sua empresa. A imprensa e as redes sociais tem muita influência na opinião de massa. Através das matérias, posts e comentários, é possível compreender o perfil e o comportamento daqueles que acompanham a sua marca.

Entender a concorrência? Por que não?

Em todo negócio há a concorrência. E há muitos motivos para entender os passos de marcas do mesmo ramo do seu negócio. Saber no que o concorrente se destaca e quais são seus erros e acertos e é essencial para a sua empresa.

Não se trata de copiar estratégias de comunicação. Se trata de compreender o que está sendo feito no mercado e o que você pode fazer de melhor e diferente.

Com isso, um bom clipping precisa ter um espaço voltado apenas para manchetes de concorrentes.

Informação pra criar valor

Notícias região da sua empresa também são muito valorosas em um bom monitoramento de imprensa. Saber como anda a economia da região, bem como a infraestrutura e outros temas que sejam relevantes para o seu negócio, é se colocar a frente em qualquer circunstância ou situação.

Relatórios semanais e mensais

Geralmente o clipping de empresas é diário, mas para compreender de forma exata como a sua empresa vem aparecendo na mídia, é preciso fazer relatórios.

Por meio dos relatórios, fica mais fácil de mensurar como a sua marca vem aparecendo na imprensa e nas redes sociais. É importante destacar quais matérias são positivas, neutras ou negativas, e também identificar quais veículos de mídia vem divulgando informações sobre seu negócio.

O clipping é uma ferramenta de destaque nas equipes de assessoria e comunicação. A sua empresa já tem um serviço de clipagem? Conte com a equipe da Fábrica de Comunicação para implantar em sua empresa.

Por Caio Coutinho

2 81
Redação FC

Deixe uma resposta