O papel da comunicação interna no enfrentamento à pandemia
- 27 out 2021
- 0 comentários
A pandemia de covid-19 alterou a forma como a comunicação interna se posicionou dentro das empresas. Termos como saúde mental, produtividade e até mesmo hábitos de higiene passaram a ser abordados nos veículos de comunicação corporativa. Muitas empresas nunca tinham precisado ensinar seus funcionários a lavar as mãos e utilizar máscaras corretamente, e palavras como aglomeração e distanciamento entraram de vez no vocabulário.
Pela primeira vez, passou a ser da conta do empregador o que o funcionário faz ou deixa de fazer em sua vida privada, no que diz respeito a seguir praticando com as medidas de prevenção tão recomendadas no ambiente corporativo.
Evolução da comunicação interna ao longo da pandemia
Ao longo da pandemia, o papel da comunicação interna moldou-se, conforme foram se aprofundando os impactos da nova doença nas vidas dos funcionários e da sociedade como um todo.
Num primeiro momento, pouco ou nada se falava sobre aquela doença que estava assustando a China e alguns países da Europa. Prevaleceu a precaução para não causar pânico.
À medida que o vírus foi se aproximando, foi necessário alertar a todos, e mudanças bruscas aconteceram da noite para o dia no ambiente corporativo. Questões de ordem prática precisaram ser comunicadas: passo a passo para o acesso remoto, orientações para jornada de trabalho em home office, etiqueta de reuniões online, criação de protocolos sanitários… Para muitas empresas, era a primeira vez que estes assuntos eram abordados de forma estruturada.
O combate às fake news
Ficou ainda mais relevante o papel do jornalismo dentro da comunicação interna. Muitas vezes foi necessário ao profissional de comunicação bater de frente com gestores de diferentes áreas para fazer valer a informação mais confiável a ser passada ao público interno. Ao buscar informações de qualidade, com embasamento científico, a comunicação interna passou a contribuir também para o combate às fake news dentro e fora das empresas.
A cada nova notícia falsa, coube à comunicação interna reforçar a informação verdadeira: a importância da máscara e do distanciamento, a utilização correta do termômetro, a inexistência de tratamento precoce, a segurança das vacinas.
Uma a uma, as fake news foram sendo desconstruídas no ambiente corporativo. Dessa forma, a comunicação interna presta um serviço não apenas à empresa, mas também a toda a sociedade. Pois se tem uma coisa que a pandemia mostrou a todos é como o micro impacta o macro em todos os sentidos.
Próximos passos
Ainda estamos longe de anunciar o fim da pandemia. E mesmo que todos já estejam cansados de seguir os protocolos, e da enxurrada de informações, cabe ao profissional de comunicação não baixar a guarda. Encontrar novas formas de reforçar velhas mensagens vai ser cada vez mais crucial na comunicação corporativa daqui pra frente.
Texto por: Denise Ferreira
Redação FC
Publicações recentes
-
A força da presença digital para executivos e suas marcas
20 de outubro de 2024 -
7 sinais de que sua empresa precisa de uma assessoria especializada em gestão de crise
24 de setembro de 2024 -
TV é a principal fonte de notícias para 63% dos brasileiros
13 de agosto de 2024 -
5 estratégias de imprensa para construção de uma reputação sólida
7 de agosto de 2024 -
O que NÃO é assessoria de imprensa?
29 de maio de 2024