Ação do SC Rural garante propriedades livres de brucelose e tuberculose

Objetivo é erradicar essas doenças e possibilitar mais qualidade aos produtos

 

Em São Martinho, no Sul do estado, onde mais de 50% das propriedades tem no leite a principal renda, um grupo de jovens agricultores que participa do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo recebeu recursos do SC Rural para investir na melhoria de pastagens, plantel e instalações, o que garantiu a certificação da Cidasc de áreas livres de brucelose e tuberculose.

 

Em 2014, mais de 180 propriedades familiares no estado conquistaram a certificação. ”Os agricultores se sentem mais valorizados pelo estado. Eles já têm o conhecimento, a conscientização e sabem da importância desse status, mas não tinham como viabilizar a certificação”, justifica a médica veterinária Neida Lucas Bortoluzzi, responsável pela certificação na região de Braço do Norte.

 

Como em outras cidades, a Cidasc disponibiliza o médico veterinário, que faz de 20 a 30 visitas no período aproximado de um ano e meio, para realizar exames de sangue totalmente custeados pelo SC Rural, até obter a condição padrão de sanidade dos animais e a certificação.

 

Dessa forma, o Programa SC Rural apoia a estruturação de grupos da agricultura familiar nas etapas de: Capacitação (Epagri, Cidasc, SOL e SAR), Projeto Técnico (Epagri, Cidasc, Fatma), Investimentos (Epagri, SAR) e Sanidade Animal (Cidasc).

 

0 120
Fábrica de Comunicação

Deixe uma resposta